Pesquisar
Close this search box.

Baixe o App

Reflexo Flehmen: Por que gato fica com a boca aberta?

Essa carinha engraçada que os gratos fazem quando estão cheirando, na verdade se chama Reflexo de Flehmen. Esse reflexo é uma forma de o bichano melhorar a recepção e o entendimento do odor que ele está cheirando.

Essa reação deixa o pet com a boca semiaberta, olhos vidrados em alguns animais e semifechados em outros, o lábio superior se eleva, as narinas abrem e parece que o pet está querendo respirar pela boca. Isso explica por que gato fica com a boca aberta.

Bem, ele até “puxa” o ar pela boca, mas não para respirar! O Reflexo de Flehmen faz com que o ar entre em um órgão olfatório auxiliar chamado de órgão de Jacobson ou órgão vomeronasal.

A comunicação do bichinho com o meio externo ocorre pelo ducto incisivo superior, uma pequena abertura que fica atrás dos primeiros incisivos superiores. Quando o gato abre a boca, expõe esse ducto, que capta o ar. Assim, o gato com língua para fora pode estar usando esse órgão.

Nem todas as vezes o gato com a boca aberta está tendo um Reflexo de Flehmen. Ele pode realmente estar tentando respirar com a boca aberta, o que não é comum aos gatos como é para o cão.

O gatinho pode ficar ofegante após ser movido em uma caixa de transporte muito pequena e em um dia mais quente, quando está estressado ou quando corre muito pela casa e está acima do peso. Porém, essa ofegação logo cessa.

algumas doenças podem afetar também o seu sistema respiratório e deixar o gato ofegante, por isso, fique de olho em outros sinais além da boquinha aberta, como a língua e o lábio roxos, tosse com secreção purulenta (catarro), respiração com ruídos estranhos ou mucosas pálidas. Nesses casos é necessário levar o animal ao médico veterinário.

Foto: reprodução/internet

#blinknews #blink102fm #campão #campograndems #radioblink #conteudoblink #blinkmultiplataforma #blinkplataforma360