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União Europeia aprova fim de vendas de veículos que emitem gás carbônico em 2035

A aprovação da lei histórica foi feita após Alemanha ganhar isenção para carros movidos por “e-fuels“

A lei da União Europeia significa que a principal política climática do bloco poderá finalmente entrar em vigor depois de semanas de atrasa pela oposição da Alemanha.

Como vai funcionar?

A lei exigirá que todos os carros novos vendidos tenham zero emissões de CO2 a partir de 2035 e 55% menos emissões de CO2 a partir de 2030, em comparação com os níveis de 2021. As metas são projetadas para impulsionar a rápida descarbonização de novas frotas de veículos na Europa.

O que são e-fuels?

O E-fuels são produzidos por meio da sintetização de emissões de CO2 capturado do ar com hidrogênio produzido por meio de eletricidade que não gera gás carbônico para ser obtida. Estes combustíveis são considerados neutros em carbono porque o CO2 lançado na atmosfera quando são queimados é compensado pelo CO2 removido do ar para a produção do combustível.

A Comissão Europeia prometeu criar uma rota legal para a venda de carros novos que só funcionem com e-fuels após 2035.

E os veículos tradicionais?

Esperava-se que a política da União Europeia impossibilitasse a venda de carros com motor de combustão na UE a partir de 2035. Mas a isenção conquistada pela Alemanha oferece uma salvação potencial para os veículos tradicionais, embora os “e-fuels” ainda não sejam produzidos em escala.

Como os países do bloco votaram?

A Polônia disse que a proposta não é realista e votou contra, enquanto Itália, Bulgária e Romênia se abstiveram. A Itália queria que veículos movidos com biocombustíveis pudessem também ficar de fora da regra de 2035.

Porsche e Ferrari estão entre as montadoras que apoiam os e-fuels, que consideram uma forma de evitar que os veículos fiquem mais pesados por causa de baterias. Outras montadoras incluindo Volkswagen, Mercedes-Benz e Ford apostam em veículos elétricos para a descarbonização.

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