Dia Mundial do Café: Tradição, preços altos, novas formas de consumo e curiosidades da bebida favorita dos brasileiros

Dia Mundial do Café: Tradição, preços altos, novas formas de consumo e curiosidades da bebida favorita dos brasileiros
Foto: Stockphotos

Dia Mundial do Café: A bebida que conquistou o mundo e os preços

Hoje, em pleno Dia Mundial do Café, a bebida que desperta muitas pessoas ao redor do mundo também enfrenta desafios no mercado. O que parecia ser apenas uma tradição, agora se transforma em um reflexo de economia e tendências de consumo, especialmente aqui no Brasil.

Você sabia que o preço do café subiu significativamente nos últimos meses? O aumento é impulsionado por diversos fatores, incluindo o aumento da demanda mundial e a valorização do dólar. Com a exportação do grão para o exterior, menos café chega às prateleiras nacionais, o que faz com que os preços disparem. Em março, o café moído subiu 8,14%, e até o café consumido em cafeterias e restaurantes teve um aumento de 3,48%.

Além do aumento de preços, o consumo de café no Brasil tem se tornado mais diversificado. Se você não é fã do café tradicional, como a Roberta Dorneles, talvez seja fã de alternativas, como cappuccino, doces e até sorvete de café. O que é fato é que, com o aumento dos preços, muitos brasileiros estão optando por fazer cafés mais fracos em casa, buscando uma forma de economizar.

Mas, afinal, o que é o café? Para os especialistas, o café é uma fruta e, em sua forma original, pode ter notas de sabor doces, cítricas e até florais. De acordo com Vini Anzol, barista, o café que consumimos no dia a dia, muitas vezes, não é o café de verdade, mas uma mistura de grãos imperfeitos. Já os cafés especiais, gourmet, são preparados com grãos selecionados e oferecem uma experiência sensorial única.

O café, uma das bebidas mais consumidas no planeta, continua a influenciar nosso cotidiano e nossas escolhas, mesmo com os desafios econômicos. E no Dia Mundial do Café, é importante lembrar de sua rica história e sua evolução no mercado. Seja para quem ama ou para quem só gosta de um cafezinho mais suave, o café segue sendo um símbolo de convivência, de aconchego e, claro, de uma tradição que nunca sai de moda.

Assista a Blink ao vivo.

Compartilhe o texto:

Destaques: