O Dia da Consciência Negra, celebrado em 20 de novembro, será, pela primeira vez, feriado nacional. A data marca a morte de Zumbi dos Palmares, líder quilombola, em 1695. O feriado implica mudanças no funcionamento de serviços e estabelecimentos em Campo Grande.
Comércio e Supermercados
O comércio e os supermercados podem funcionar normalmente, com a decisão sobre o horário ficando a cargo de cada empresa. Já os shoppings de Campo Grande, como Bosque dos Ipês, Campo Grande e Norte Sul Plaza, terão expediente das 10h às 22h. O Pátio Central funcionará em horário reduzido, das 9h às 16h.
Serviços Públicos e Saúde
As Unidades Básicas de Saúde estarão fechadas, mas as UPAs e os Centros Regionais de Saúde (CRS) seguirão funcionando para atendimentos de urgência. Delegacias de plantão, como a Depac e as delegacias especializadas, estarão abertas para ocorrências.
Os bancos e as agências dos Correios estarão fechados, mas os serviços digitais e caixas eletrônicos estarão disponíveis. O Detran não oferecerá atendimento presencial, sendo possível realizar serviços apenas pela plataforma online ou aplicativo.
Lazer e Turismo
O Bioparque Pantanal terá um funcionamento especial, das 8h30 às 14h30, com agendamento prévio necessário. O Camelódromo, no entanto, permanecerá fechado, assim como o Mercadão, que abrirá apenas pela manhã, das 6h30 ao meio-dia.
Outros serviços
As repartições públicas municipais e estaduais estarão fechadas, mas a coleta de lixo seguirá normalmente, com exceção dos ecopontos, que estarão fechados.