Pesquisar
Close this search box.

Baixe o App

Organização ambiental realiza maior limpeza nos oceanos de todos os tempos

O objetivo é retirar mais de 90% dos plásticos presentes nos oceanos até 2040

Uma organização ambiental holandesa sem fins lucrativos, está empenhada em limpar os mares. Utilizando uma máquina para percorrer as águas da “Grande Mancha de Lixo do Pacífico”, a Ocean  Cleanup já coletou mais de 4 mil toneladas de lixo. O objetivo é retirar mais de 90% dos plásticos presentes nos oceanos até 2040.

Inicialmente, a área destinada ao estudo é a extensa faixa de oceano, chamada de “Grande Mancha de Lixo do Pacífico”, localizada entre a costa dos Estados Unidos e Japão, conhecida por conter uma enorme concentração de resíduos.

Essa região é composta por um intenso sistema de correntesque contorna a área e suga detritos e lixo em sua rotação. Isso faz com que milhões de quilos de resíduos de plástico fiquem presos em seus vinte milhões de quilômetros quadrados.

O sistema, chamado de Jenny 002, é composto por uma grande linha flutuante com dois barcos em cada uma das extremidades. A linha é puxada pelos dois barcos, formando uma espécie de funil para uma grande rede que armazena o plástico flutuante.

Uma inteligência artificial localiza as possíveis concentrações de plástico flutuante, enquanto os barcos vão puxando as extremidades da linha, a uma velocidade de 1.5 nós, a corrente marinha ajuda a deslocar os resíduos para a grande rede. Quando a rede, que está na parte traseira da zona de retenção fica cheia, o plástico coletado é levado para um dos barcos e então a rede vazia volta para recolher mais resíduos dos oceanos.

Posteriormente, os resíduos coletados são separados em contêineres e, uma vez no litoral, o plástico recolhido é reciclado e utilizado na fabricação de óculos de sol pela Ocean Cleanup. A venda desses óculos ajuda no financiamento da pesquisa, desenvolvimento de tecnologias e na própria limpeza dos oceanos.

O fundador da Ocean Cleanup, Boyan Slat e sua equipe calcularam que seria necessário cerca de dez Jennys para limpar aproximadamente 50% da “Grande Mancha de Lixo do Pacífico”, e isso duraria cinco anos.

A organização ambiental holandesa pretende criar uma frota de dez aparelhos e considera que serão extremamente poderosos na restauração de grande parte do oceano.

#blinknews #blink102fm #campão #campograndems #radioblink #conteudoblink #blinkmultiplataforma #blinkplataforma360 #entretenimento