Pesquisar
Close this search box.

Baixe o App

Seu pet está com hipertermia? Saiba como prevenir, reconhecer e tratar

A hipertermia em pets é um dos principais perigos para seu bichinho no verão. Os animais de estimação são bem sensíveis ao calor extremo. Eles têm poucas glândulas sudoríparas e dificuldade em regular a temperatura do organismo.

A hipertermia ocorre quando a temperatura corporal do bichinho chega a mais de 40ºC em um curto espaço de tempo. O quadro é mais comum em pets que já têm algumas outras doenças ou condições. Principalmente nos animais cardiopatas, obesos e braquiocefálicos.

Como saber se meu pet está com hipertermia?

Para identificar a hipertermia nos pets é necessário medir a temperatura retal para ver se ela está acima dos 40 °C. Além disso, também existem sintomas para que os tutores fiquem atentos, como dispneia intensa, salivação excessiva, cianose, mucosas congestas, vômitos, diarreia, confusão mental e convulsões.

Como prevenir a hipertermia no meu pet?

Para que seu animalzinho não venha a sofrer de hipertermia, é preciso tomar alguns cuidados, como não deixar o animal sozinho no carro, evitar caminhadas longas e em horários mais quentes, principalmente entre 10h e 16h, deixá-lo sempre em local com sombra e protegido do sol (casinha ou cobertura), manter o ambiente com vários bebedouros com água fresca.

Como tratar a hipertermia?

O primeiro passo ao suspeitar da hipertermia é retirar o bichinho da exposição ao sol e ao forte calor, colocando o pet em um ambiente fresco e ventilado. O ideal nesse momento é auxiliar na redução da temperatura, então oferecer água, toalhas molhadas, tapetes gelados e cubos de gelo vão auxiliar nesta tarefa. A hipertermia pode levar o animal a óbito. Sendo assim, levar o animal imediatamente para atendimento emergencial com um médico-veterinário é o mais indicado.

#blinknews #blink102fm #campão #campograndems #radioblink #conteudoblink #blinkmultiplataforma #blinkplataforma360