Pesquisar
Close this search box.

Baixe o App

2° Onda de calor

O Brasil enfrentará a quarta onda de calor do ano, com altas temperaturas predominando até 2 de maio, especialmente na região centro-sul.

No Mato Grosso do Sul e partes de outros estados como Mato Grosso, Goiás, Minas Gerais, São Paulo e Paraná, as temperaturas podem exceder 5 graus acima da média.

Em outras regiões, como Santa Catarina, Rio de Janeiro e partes do Sul, Sudeste e Centro-Oeste, as temperaturas devem ficar entre 3 e 5 graus acima da média.

Previsão de temperaturas médias para os próximos dias:

  • Campo Grande: 29ºC
  • Cuiabá: 33ºC
  • Goiânia: 31ºC
  • São Paulo: 26,6ºC
  • Belo Horizonte: 27,6ºC

Uma área de alta pressão na média atmosfera está se fortalecendo sobre o Mato Grosso do Sul e Paraná, com potencial de se deslocar para o Sudeste. Isso deve bloquear a entrada de frentes frias nessas regiões, resultando em ar seco e quente.

Segundo a OMS, uma onda de calor é quando as temperaturas ficam 5ºC acima da média por mais de cinco dias. Isso é previsto para áreas do centro e oeste de São Paulo, noroeste do Paraná, todo o Mato Grosso do Sul, triângulo Mineiro e sul de Goiás, com máximas acima de 35ºC.

As madrugadas também serão abafadas em Mato Grosso do Sul, Paraná e oeste de São Paulo, devido ao escoamento de ar quente.

Nas regiões leste de São Paulo, Minas Gerais, Goiás e Distrito Federal, as temperaturas devem ficar de 3ºC a 5ºC acima da média, com mínimas mais baixas devido ao ar seco.

A amplitude térmica pode chegar a 22°C entre a mínima e a máxima, e esse padrão climático deve persistir até a primeira semana de maio, segundo a Climatempo.

Além da onda de calor, há alertas para baixa umidade relativa do ar em áreas como o centro-norte do Paraná, o estado de São Paulo (exceto o litoral), noroeste e triângulo Mineiro, sul de Goiás e centro-leste de Mato Grosso do Sul. A OMS recomenda uma umidade entre 50% e 60%.

Fonte: CNN Brasil.